Máquina que decifrou códigos nazistas será exposta em Porto Alegre

Uma máquina de criptografia utilizada pelos aliados para decifrar as mensagens trocadas por integrantes da força aérea nazista, a Luftwaffe, durante a Segunda Guerra Mundial, será exposta a partir de sexta-feira (11) no museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O equipamento, chamado de Enigma A2200, integra a exposição Alan Turing: Legados para a Computação e para a Humanidade. Um rotor (engrenagem mecânica que permite diferentes configurações) encontrado no iate de Hitler também foi adquirido para a mostra.

De acordo com a UFRGS, a universidade é a primeira do mundo a adquirir o equipamento. No primeiro dia da exposição, professores do Instituto de Informática colocarão a Enigma em operação, das 10h às 12h, para demonstrar como ela era utilizada durante os combates. A entrada é franca.

Professor do curso de Ciências da Computação da universidade e curador da exposição, Dante Barone explicou que foram usados recursos do Ministério da Educação para a aquisição do material, que custou cerca de R$ 300 mil, em novembro de 2012. “É uma das principais contribuições dessa área. Temos que formar pessoas que sejam capazes de saber decodificar mensagens, treinar pessoas para que elas possam usar o conhecimento para o bem”, disse.

Depois da exposição, que vai até o dia 22 de março, o material será incorporado ao patrimônio do Instituto de Informática. Uma das expectativas do professor é que mais pessoas se interessem pelo assunto e passem a cursar Ciências da Computação.





As máquinas de criptografia eram utilizadas pela Alemanha com o objetivo de resguardar suas informações. Elas adotavam um sistema de três rotores mecânicos, de modo que os dados escritos por uma dessas máquinas somente poderiam ser lidos por ela ou por outra semelhante.

Com o uso dos aparelhos, os generais de Hitler se comunicavam em absoluto sigilo, até que os códigos utilizados para proteger as mensagens foram descobertas por Alan Turing, cientista de computação britânico. A mostra integra as comemorações do centenário do nascimento do cientista.

Pesquisas e treinamento
Para aprender a operar a máquina, um aluno da pós-graduação da Computação da UFRGS viajou para os Estados Unidos, onde permaneceu por uma semana para treinamento. A Enigma foi comprada de um professor que pesquisa máquinas antigas, busca modelos originais e tenta recuperá-las. “Chegamos a ele através da indicação do coordenador do comitê Ano Turing no mundo”, salientou Dante Barone, referindo-se ao o professor Barry Cooper.

Ivan Boesing, de 40 anos, é o aluno da pós-graduação que viajou para aprender sobre o funcionamento da máquina. O manuseio da Enigma será coordenado por ele durante a demonstração ao público no museu.

Serviço
O que: Apresentação da máquina Enigma original da Segunda Guerra Mundial.
Data da demonstração: 11 de janeiro, sexta-feira, das 10h às 12h.
Local: Museu da UFRGS – Avenida Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre.
Informações e agendamento de grupos para visitação: (51) 3308.4022 / 3308.3390.
E-mail e site: museu@museu.ufrgs.br / museu.ufrgs.br.

Fonte: G1





Deixe seu comentário