Open Data de Porto Alegre será lançado nesta quarta-feira

Uma cidade mais colaborativa, inteligente e aberta. É assim que Porto Alegre passa a ser a partir de agora com o Open Data, projeto de abertura de dados oficiais que será lançado nesta quarta-feira, 13, a partir das 14h, na Usina do Gasômetro. Seguindo uma tendência mundial, a Capital cria o #DataPOA com a missão de disponibilizar informações sob o conceito de dados governamentais abertos e cuja finalidade é servir como matéria-prima para hackers, estudantes, desenvolvedores, jornalistas, pesquisadores e empresários utilizarem na criação de soluções, plataformas e apps, qualificar a gestão e fomentar a inovação e o empreendedorismo impulsionando novos negócios.

Para marcar esta iniciativa, o especialista Brian Purchia, líder do programa de Open Data de São Francisco, na Califórnia, fará um workshop sobre as melhores práticas e estratégias em governo aberto, além de apresentar seu case de sucesso na cidade californiana, realizada durante o governo de Gavin Newsom. Purchia inicia neste mês uma série de visitas a Porto Alegre até o final de 2014 para atuar como consultor do programa #DataPOA, que passará por diversas fases de implementação e aprimoramento.

Segundo o prefeito Fortunati, a abertura de dados reforça duas marcas da cidade que são a transparência e a participação popular. “Com o lançamento do projeto #DataPoA, queremos ampliar as opções de participação cidadã em nosso município. Além disso, queremos criar um ambiente em que cada cidadão possa colocar energia positiva e criatividade em propostas que busquem melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Apesar de extremamente complexo, um programa de abertura de dados tem uma finalidade simples: dar às pessoas o poder de criar soluções para uma cidade que, antes, era exclusividade dos agentes de governo. Com dados específicos e de alto grau de detalhamento sobre áreas como mobilidade, saúde, educação, turismo e limpeza urbana, o portal permite a desenvolvedores criar e construir plataformas web, aplicativos e softwares que ajudarão a cidade e seus moradores como um todo, criando laços colaborativos entre governo municipal, empresas, desenvolvedores e cidadãos.

O primeiro desafio para essas soluções já começa no dia 13, com o Hackathon, a primeira maratona hacker de Porto Alegre. A partir das 18h, profissionais e amadores de programação podem participar gratuitamente e formarem grupos para pensar novas estratégias para sua cidade durante toda a noite e madrugada também na Usina do Gasômetro.





O #DataPOA é uma iniciativa do núcleo #PoAdigital, uma nova estrutura ligada ao Gabinete de Comunicação Social (GCS) da Prefeitura de Porto Alegre, com a missão de fazer a gestão da comunicação online da Cidade, bem como promover o diálogo com representantes da comunidade porto-alegrense, coletivos e organizações locais e ainda implementar projetos, em parceria com a Procempa e demais secretarias municipais.

Sobre Brian Purchia – Especialista e consultor em Open Data – abertura de dados de uma cidade que permite ao cidadão acesso às informações oficiais. Purchia foi fundamental na construção do programa de dados abertos de São Francisco (EUA) e ainda presta consultoria ao governo local e às organizações sobre as melhores maneiras de aproveitar os dados e estimular o engajamento da população, consequência positiva de um governo que se torna mais acessível. É reconhecido como um líder neste processo, o Gov 2.0, criando estratégias e aproveitando o poder da comunicação em mídias sociais para interagir e garantir que essas novas ferramentas sejam usadas por cidadão comuns.

Sobre Open Data – “Open data” ou “dados abertos” é a expressão que designa um movimento em franca expansão em grandes cidades como São Francisco, Nova York, Londres, Paris, Toronto e Buenos Aires por exemplo. Trata-se de tornar disponível, de forma fácil e integrada, dados sobretudo da administração pública, a fim de permitir aos cidadãos acompanhar e influenciar políticas governamentais.

O movimento chama a atenção pelo potencial de transformação social e política, pois a disponibilidade desses dados propicia vantagens, como uma sensível melhora na transparência e no controle democrático da administração pública, bem como um aumento na eficiência e efetividade da prestação de serviços (tanto governamentais como  por agentes privados), além de um empoderamento dos cidadãos e incremento de sua participação política.

Além disso, constitui uma matéria prima rica para hackers, estudantes, desenvolvedores, jornalistas, pesquisadores e empresários utilizarem na criação de soluções, plataformas e apps, fomentando a inovação e o empreendedorismo impulsionando novos negócios.

Programação:

– 14h – #POAdigital
Lançamento do núcleo digital de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre

– 15h – #DataPOA
Apresentação do portal beta do programa de dados abertos da cidade.

– 16h – Workshop Brian Purchia
Líder do Open Data de São Francisco, na Califórnia, o especialista falará sobre as melhores práticas e estratégias em governo aberto.

– 18h – Hackathon
Primeira maratona hacker de Porto Alegre que vai desafiar desenvolvedores a criar soluções para a cidade.





Deixe seu comentário