FASC Porto Alegre

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC Porto Alegre) é o órgão gestor da Política de Assistência Social no Município de Porto Alegre, responsável pela oferta de serviços, programas e benefícios que promovam a inclusão de cidadãos, famílias e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

Por meio de sua rede sócio assistencial própria e também parceirizada, trabalha balizada pelas diretrizes e princípios da Política Nacional de Assistência Social, a qual define a assistência como direito à proteção social e objetiva a consolidação dos direitos sociais a todos que dela necessitam.

Fasc Porto Alegre

A FASC tem sua atividade voltada às questões sociais e ao trabalho comunitário desde o início de sua história.
Tudo começou no final da década de sessenta, com o crescimento do núcleo urbano e a necessidade de espaços de lazer e recreação adequados.

1969

Em 1969 foram criados no Brasil, equipamentos designados Centros de Comunidade e Esportivos, com o objetivo de promover uma educação integral, oportunizando o desenvolvimento de todas as capacidades do ser humano.

1970

Seguindo essa diretriz, foi inaugurado em 1970, sob a administração da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o primeiro desses equipamentos, denominado Centro de Comunidade Bairro Ipiranga – CECOBI – para oferecer à comunidade um local onde indivíduos e grupos tivessem acesso a atividades como educação, preparo profissional, recreação e cultura.

1972 

Entre os anos de 1972 e 1975, foram criados mais oito espaços localizados nas zonas norte, sul e leste da cidade. São eles:

– CECOPAM – Centro de Comunidade Parque Madepinho, no bairro Cavalhada
– CEPRIMA – Centro Esportivo Primeiro de Maio, no bairro Passo D’Areia,
– CECORES – Centro de Comunidade Vila Restinga, no bairro Restinga
– CEVI – Centro Esportivo Vila Ingá, no atual Eixo Baltazar
– CECOFLOR – Centro de Comunidade Vila Floresta, no antigo Parque Florestal
– CECOVE Centro de Comunidade Vila Elizabeth, no bairro Sarandi
– CEGEB – Centro Esportivo George Black, no bairro Medianeira
– Centro Social Vila Mapa, no bairro Lomba do Pinheiro.

1974

Em 1974, iniciaram as atividades do Centro de Estudos de Lazer e Recreação – CELAR – como resultado do convênio entre a Prefeitura Municipal e PUC/RS. Surgiu também a necessidade de um instrumento que estabelecesse uma ponte entre o Executivo Municipal e a administração dessas Unidades Operacionais, o que foi solucionado com a institucionalização da Divisão de Educação Social, Lazer e Recreação – DIESLAR.
Finalmente, torna-se imprescindível a criação de um órgão capaz de administrar os equipamentos.

1977

Assim, em 13 de julho de 1977, a Prefeitura institui a Fundação de Educação Social e Comunitária – FESC, cuja presidência era exercida pelo secretário Municipal de Educação e Cultura. Em 1º de setembro de 1978 a Fundação passa a operar definitivamente.

1978

Em 1978, atendendo uma demanda crescente para o atendimento de crianças com idade entre 03 e 06 anos, foi criado o Centro de Cuidados Judith Meneguetti – CEJUME – junto ao CECOPAM.

1982
Em 1982, O CEPRIMA foi ampliado e transformado em Centro Social Urbano Primeiro de Maio.

1986
Em 1986, o mesmo ocorre com o CEVI e o CECOVE que passaram a ser designados CSU Vila Ingá e CSU Vila Elizabeth.





1994

Em 1994, pela Lei Municipal 7.414 a FESC começou a formular, promover e coordenar a política de Assistência Social, através das ações de iniciativa pública e da sociedade, visando prover benefícios e serviços para o atendimento das necessidades básicas do indivíduo.

A Fundação deixou de ser subordinada à Secretaria Municipal de Educação e passou a ter um presidente nomeado pelo Prefeito.

2000

Em 2000 a FESC passou a ser denominada Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC. As Unidades Operacionais passaram e ser designadas como Centros Regionais de Assistência Social e foram acrescidos Módulos de Assistência Social. Alguns equipamentos contavam com piscinas e essas passaram a ser gerenciadas pela Secretaria Municipal de Esportes.

2007

Em 2007, a FASC, gestora da Política de Assistência Social em Porto Alegre começou o processo de avaliação para a implantação do Sistema Único de Assistência Social -SUAS

2010

Em 2010 e 2011, a FASC trabalhou no reordenamento institucional , conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Iniciou pela rede de proteção social básica e especial de média complexidade, implantando 22 CRAS e 09 CREAS na cidade. Em 2011 começou o reordenamento da rede de proteção especial de alta complexidade para população adulta em situação de rua e ampliação da rede de atendimento e de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.

2011

Em 2011 foi implantado o Sistema Único de Assistência Social no Município – SUAS- através do Decreto nº 17.256 de 05/09/2011 e em 2013 foi aprovado o Regimento Geral e Novo Organograma da Fundação de Assistência Social e Cidadania, através do Decreto 18198 de 1º de Fevereiro de 2013.

FASC Porto Alegre Estágios

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), através da Coordenação de Recursos Humanos, abriu as inscrições para estágio na instituição. Estudantes de Ensino Médio e Superior podem acessar a ficha de inscrição no site http://www.portoalegre.rs.gov.br/fasc. A fundação dispõe de vagas de ensino superior para os cursos de Direito, Educação Física, Informática (técnico e superior), Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

FASC Porto Alegre Concurso

Se você deseja trabahar na Fasc Porto Alegre, o ingresso é através de concurso público. Acesse o site para mais informações.

Presidente FASC Porto Alegre

Presidente
Solimar Amaro
(51) 3289-4954

Vice-Presidente
Joel Lovatto
(51) 3289-4907

 

Horário de Funcionamento FASC Porto Alegre

  • Segunda a sexta das 8h30 às 18h

Endereço e Telefone FASC Porto Alegre

  • Bom Jesus: R. São Domingos, 79 – Bom Jesus – Telefone: (51) 3386-7628
  • Praia de Belas: Av. Ipiranga, 310 – Praia de Belas – Telefone: (51) 3289-4937
  • Cristo Redentor: Rua Irene Capponi Santiago, 290 – Cristo Redentor – Telefone: (51) 3362-3047
  • Centro Histórico: R. Voluntários da Pátria, 1613 – Centro Histórico – Telefone: (51) 3289-4980
  • Cidade Baixa: R. João Alfredo, 782 – Cidade Baixa – Telefone: (51) 3225-5602

Outras informações e site

Mapa de localização Praia de Belas





Deixe seu comentário