Hospital Militar de Porto Alegre

Em 1º julho de 1890 foi fundado o Hospital Militar de Área de Porto Alegre, através do dec. Nº 307 de 7 de abril 1890, tendo sido nomeado diretor o Cap Med Raimundo Caetano da Cunha.

Até 1906 o Hospital funcionou na sede da extinta Enfermaria do 30º BI, localizada na praça Dom Feliciano, junto à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O Aviso Ministerial de 6 de abril de 1906, determinou que a Casa de Saúde Bela Vista , no Bairro Moinhos de Vento, fosse recebida para servir de hospital às Forças da Guarnição de Porto Alegre.

Hospital Militar De Porto Alegre

Em 24 de abril foi iniciada a transferência dos doentes da enfermaria do 30º BI para o novo hospital, o qual foi inaugurado em 3 de maio de 1906. Este hospital atendeu as necessidades de guarnição até 1938.

Com as missões atribuídas à 3º RM e a importância da área do Rio Grande do Sul, os altos escalões foram sensibilizados para construção de um novo Hospital para a sede da 3º Região Militar.

Em 11 de junho de 1938, foi lançada a pedra fundamental da construção do novo Hospital Militar Divisionário (H.M.D) que se encontra o segundo patamar da passagem central existente no atual Hospital, com a seguinte inscrição: “H.M.D. de Porto Alegre – 11.6.1938”.
No dia 2 de julho de 1945, pela manhã, foi inaugurado o novo prédio do Hospital Militar com brilhante cerimônia que contou a presença do Exmo Sr Presidente da República Dr Getúlio Dornelles Vargas, Exmo Cmt da 3º RM General Cesar Obino, Diretor do Serviço de Saúde do Exército Gen Bda Med Dr Afonso Souza Ferreira, Diretor do Hospital Ten Cel Med Dr Ismar Tavares Muttel e outras autoridades civis e militares.
O Hospital Militar de Área de Porto Alegre é de médio porte, contando atualmente com 70 leitos, tendo como principal objetivo propiciar aos usuários do sistema SAMED/FUSEX, Assistência Médica Hospitalar com presteza e eficiência, numa relação harmoniosa entre recursos humanos, tecnológicos e científicos.





Na manhã do dia 2 de julho de 1945, foi inaugurado o novo prédio do Hospital Militar em marcante cerimônia que contou a presença do Exmo Sr Presidente da República Dr Getúlio Dornelles Vargas, Exmo Cmt da 3º RM, GEN César Obino, Diretor do Serviço de Saúde do Exército GEN Bda Méd Dr Afonso Souza Ferreira, Diretor do Hospital TEN CEL Méd Ismar Tavares Muttel e outras autoridades civis e militares.

Mudança de Designação

O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem aprovou a classificação das organizações militares de saúde integrantes do Sistema de Saúde do Exército, conforme o grau de complexidade dos serviços ofertados, o número de usuários assistidos e a hierarquização de atendimento proposta no Plano de Revitalização do Serviço de Saúde, e o Hospital Geral de Porto Alegre passou a ter a seguinte classificação: Hospital Militar de Área de Porto Alegre. Conforme o Boletim do Exército nº 040 de 09 de outubro de 2009.

CRONOLOGIA

  • 1º julho de 1890 – Fundação do Hospital Geral de Porto Alegre;
  • 1º julho de 1890 até 24 de abril de 1906 – Sede da extinta Enfermaria do 30º BI;
  • 24 de abril de 1906 até 1 de julho de 1945 – Casa de Saúde Bela Vista;
  • 11 de junho de 1938 – pedra fundamental do Hospital Militar Divisionário (H.M.D);
  • 2 de julho de 1945 – Inaugurado o novo prédio do Hospital Militar sendo, até presente data, a principal edificação do Hospital Geral de Porto Alegre.
  • 9 de outubro de 2009 – O Comandante do Exército no uso de suas atribuições aprovou nova classificação e designação para Hospital Militar de Área de Porto Alegre. conforme o Boletim do Exército nº 040 de 09 de outubro de 2009.

Horário de Funcionamento Hospital Militar de Porto Alegre

  • Atendimento 24 horas

Endereço e Telefone Hospital Militar de Porto Alegre

  • Av. Mariland, 450 – Auxiliadora – Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 2111-8302

Outras informações Site e CNPJ

Mapa de localização





Deixe seu comentário