Um homem de 72 anos morreu em frente a um posto de saúde na Zona Norte de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (26). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o idoso tinha consulta marcada para as 7h no Centro de Saúde IAPI, chegou ao local com antecedência e, antes de entrar, passou mal. “Ele desceu do táxi e desmaiou, ele estava se dirigindo para a consulta, foi ainda fora do posto”, informou a assessoria de imprensa.
Segundo testemunhas que estavam em frente ao posto, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada, mas demorou para chegar. A Secretaria Municipal de Saúde na Cidade de Porto Alegre ainda apura o tempo de deslocamento do veículo até o local. O idoso estava com sua mulher, que precisou ser atendida na unidade de saúde após ver o marido passar mal.
A Brigada Militar foi acionada e isolou o local, segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Uma equipe de perícia seria acionada, mas não foi necessário. O médico do idoso, doutor Manuel Araujo, se encarregou do atendimento e atestou a morte.
De acordo com o médico, o idoso era hipertenso, fazia tratamento há 12 anos e, a cada três meses, visitava o consultório. Os familiares estão inconformados por ele ter morrido na porta de entrada de um posto de saúde e pelo atendimento de emergência não ter sido mais rápido.
Fonte: G1