Lago Guaiba Porto Alegre

O Lago Guaíba localiza-se na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, sendo o principal manancial de abastecimento hídrico da capital gaúcha desde sua fundação no início no século XVIII.

Em sua história, o Guaíba já foi classificado como “rio”, “ria”, “estuário” e “lago” e ainda, por certo tempo, “na dúvida entre o correto termo recomendou-se a utilização do nome apenas como ‘Guaíba’, sem designação”.

Guaiba Porto Alegre

Sendo um ambiente transicional, este “acidente geográfico” possui particularidades que dificultam sua simples denominação topológica, persistindo continuamente a discussão.

O Lago Guaíba possui importância ambiental, econômica e histórico-cultural para a região – desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região. Entretanto, a negligência com a qualidade de suas águas acompanhou o desenvolvimento urbano desde a colonização da região.

O Lago Guaíba possui uma vazão (média histórica) de entrada de 780 m³/s (com eventos pontuais ultrapassando os 3000 m³/s), sendo alimentado principalmente pelos rios: Jacuí (84,6%); Sinos (7,5%); Caí (5,2%); e Gravataí (2,7%); além de diversos arroios em suas margens (como o Arroio Dilúvio).

Estes rios desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Lago Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Laguna dos Patos e, por sequência, para o Oceano Atlântico.

Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 85 950 quilômetros quadrados, equivalente a trinta por cento do território gaúcho. Nela, estão situados os núcleos industriais mais importantes do estado, concentrando dois terços da produção industrial do Rio Grande do Sul os centros urbanos mais populosos, onde vive setenta por cento da população do estado.

Guaiba Porto Alegre Distância

A Distância Entre Guaíba e Porto Alegre é de 30,6 km (19 min.)

Guaiba Porto Alegre Extensão

Possui uma área de 496 quilômetros quadrados, um comprimento de cinquenta quilômetros, uma largura variável entre novecentos metros e dezenove quilômetros, uma profundidade média de três metros(mas há um local perto de Porto Alegre onde na costa a profundidade chega a 40 metros), um canal de navegação com profundidade entre quatro e seis metros e um volume de 1,5 bilhões de metros cúbicos.

Na orla do Guaíba, encontram-se diversos pontos referenciais de Porto Alegre, tais como o Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, a Avenida Beira-Rio (muito usada para esportes), o Anfiteatro Pôr do Sol, as ruínas do Estaleiro Só, o Iate Clube Guaíba, o Sava Clube, o Veleiros do Sul, o Clube dos Jangadeiros, entre outros.





A Travessia Régis Bittencourt é um conjunto de 4 pontes que o cruza, ligando a capital à porção sul do estado.

No mês de outubro de 2015, o Guaíba atingiu o nível mais alto em 74 anos, quando chegou a 2,93 metros e quebrou o recorde estabelecido em 1967. A alta do lago causou alagamentos em diversos pontos em seu entorno e forçou o fechamento das quatorze comportas construídas para contê-lo. A cheia foi causada pelo alto nível pluviométrico registrado em 2015, devido à ação do fenômeno El Niño. As chuvas seguidas encheram os rios que desaguam no Guaíba: o Jacuí, o Taquari, o Caí, o Rio dos Sinos e o Gravataí.

Guaiba Porto Alegre Limpeza

Com a implantação do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), em um prazo de 20 anos (a contar de 2007), as águas do Guaíba serão balneáveis novamente.

A obra, uma das mais significativas da história de Porto Alegre, promoverá uma mudança muito importante para a população, garantindo melhores condições de moradia, saneamento e empregabilidade para mais de 700 mil pessoas.

As negociações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, principal financiador do projeto, começaram em 2000 e finalmente começam a produzir resultados concretos.

Guaiba Porto Alegre Ponte

A Ponte Getúlio Vargas, também conhecida como Ponte do Guaíba, é uma ponte de 1,1 km de extensão localizada sobre um dos braços do rio Jacuí, pertencentes ao Delta do Jacuí, na cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Considerada como um dos símbolos de Porto Alegre, ela liga a capital ao interior do estado, na rodovia BR-290.

A Ponte Rodoviária Móvel Getúlio Vargas limita a passagem no vão inferior a embarcações com comprimento entre perpendiculares máximo de 150 metros, altura (calado aéreo) máximo de 35 metros e largura máxima de quarenta metros.

Embarcações com comprimento entre perpendiculares de 85 a 150 metros e embarcações que transportam cargas perigosas não podem trafegar sob o vão móvel no período entre o pôr e o nascer do sol.

A maior parte das embarcações fluviais não sofrem restrições ao tráfego sob a ponte móvel, exceto as embarcações destinadas ao transporte de produtos perigosos, como gás liquefeito, derivados de petróleo e produtos químicos.

Mapa Lago Guaiba Porto Alegre





Deixe seu comentário