Rádio Gaúcha Porto Alegre

Rádio Gaúcha Porto Alegre é uma emissora de rádio brasileira sediada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Opera no dial AM 600 kHz e FM 93.7 MHz, além de ondas curtas de 6020 kHz e 11915 kHz, tendo alcance em nível nacional.

Rádio Gaúcha Porto Alegre

Pertencente ao Grupo RBS, é a cabeça-de-rede da Rede Gaúcha SAT, que detém mais de 160 emissoras de rádio espalhadas pelo país, além de três emissoras próprias no interior do Rio Grande do Sul, para as transmissões de diversos programas e jornadas esportivas que envolvem a Dupla Grenal.

Seus estúdios ficam na sede do jornal Zero Hora na Azenha, juntamente com as demais emissoras de rádio do Grupo RBS. Seus transmissores para AM estão no bairro Ipê, em Guaíba, e os para FM no Morro da Polícia.

A Rádio Gaúcha foi fundada em 8 de fevereiro de 1927 com a razão social Rádio Sociedade Gaúcha, na frequência de 680 kHz. Seus estúdios se situavam no Grande Hotel, no Centro de Porto Alegre.

Na década de 1940, seus estúdios foram transferidos para o Edíficio União, também no Centro. Em 3 de julho de 1957, foi adquirida por Maurício Sirotsky Sobrinho e Frederico Arnaldo Ballvé, sendo o embrião do atual Grupo RBS. Em 1970, estreou na Gaúcha o programa de debates esportivos Sala de Redação, que se mantém no ar até hoje e é uma das mais notórias atrações da emissora.

Na década de 1980, o Grupo RBS compra a Rádio Farroupilha, que passa para a frequência 680 kHz, antes utilizada pela Rádio Gaúcha, que passa a ocupar a frequência antes utilizada pela Farroupilha, 600 kHz, canal livre internacional nas regiões Sul e Sudeste e em parte do Mercosul.

Com a crise na Companhia Jornalística Caldas Júnior em 1984, a Rádio Gaúcha contrata vários profissionais da sua principal concorrente, a Rádio Guaíba, e passa a liderar a audiência no dial gaúcho.





Nesta época, a rádio era dirigida pelo jornalista Flávio Alcaraz Gomes, e ficou notório o slogan A fonte da informação, utilizado até hoje. Em 1986, a emissora inaugurou sua nova torre de transmissão no município de Guaíba, com 230 metros de altura, sendo a estrutura mais alta do país até 2012. Em 1994, inaugurou suas transmissões via satélite, formando a Rede Gaúcha SAT.

Em 28 de maio de 2008, após um período de transição, a Rádio Gaúcha passou a transmitir também no dial FM, na frequência 93.7 MHz, substituindo sua co-irmã Metrô FM. A partir da década de 2010, a emissora começa a formar uma rede estadual com emissoras próprias, de modo a substituir algumas emissoras das redes Itapema e Atlântida.

A primeira a ser lançada foi a Rádio Gaúcha Santa Maria, em 2 de julho de 2012, seguida da Rádio Gaúcha Serra em 3 de setembro do mesmo ano e da Rádio Gaúcha Zona Sul em 1º de junho de 2014.

Em 21 de setembro de 2017, o Grupo RBS lançou o portal de notícias GaúchaZH, de modo a convergir o conteúdo noticioso da Rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora na internet, substituindo os antigos websites dos dois veículos de comunicação, além da produção de conteúdo exclusivo de ambos para o meio digital.

Rádio Gaúcha Porto Alegre Ao Vivo

Rádio Gaucha Porto Alegre AM

A Rádio Gaucha além de operar na FM (93.7) ela opera também em AM (600 khz).

Rádio Gaucha Porto Alegre Aplicativo

Baixe gratuitamente o aplicativo rádio gaúcha ao vivo, rádio gaúcha de porto alegre, disponível para dispositivos Android.

Horário de Funcionamento Rádio Gaúcha Porto Alegre

  • Segunda a sexta das 8h ás 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Rádio Gaúcha Porto Alegre

  • Av. Ipiranga, 1075 – Azenha – Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 3218-6600

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário