Bairro Azenha Porto Alegre

Azenha é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959 com os limites alterados pela lei 4685 de 21 de dezembro de 1979.

O Bairro Azenha Porto Alegre teve início quando Francisco Antônio da Silveira, um açoriano que chegou a Porto Alegre na metade do século XVIII, instalou-se na margem sul do arroio Dilúvio, nas proximidades do atual Hospital Ernesto Dornelles.

Bairro Azenha Porto Alegre

A construção, neste local, por volta de 1760, de uma máquina para moer trigo — uma azenha — transformou Silveira no “Chico da Azenha” e batizou a região. Silveira converteu-se no primeiro plantador de trigo e fabricante de farinha de Porto Alegre.

Tendo em vista o desenvolvimento de suas atividades comerciais, o açoriano ergueu uma ponte sobre o arroio Dilúvio para viabilizar o tráfego entre as duas margens, a Ponte da Azenha. A estrada que se dirigia desta ponte até o atual Centro da cidade ficou conhecida como o Caminho da Azenha. Atualmente ela corresponde à Avenida João Pessoa e à Avenida da Azenha. A ponte de pedra da Azenha foi também local da primeira batalha entre revolucionários e legalistas na Guerra dos Farrapos, no noite de 19 de setembro de 1835, com vitória dos farroupilhas que, no dia seguinte, viriam a tomar a cidade.

Com o tempo, o bairro acabou por se desenvolver em direção à região sul da cidade. O processo de urbanização teve avanço a partir de 1870, quando um abaixo-assinado de moradores solicitou ao poder público a instalação de lampiões nas ruas. Em 1905 teve início o trabalho de calçamento do antigo Caminho, já chamado de Rua da Azenha.

Na Azenha, até meados do século XX, existiam vários comércios populares, a maioria de imigrantes ou descendentes, como a padaria Esteves; a confeitaria do “seu” Cardoso; a alfaiataria Castel, cujo proprietário, Henrique Falk, era um judeu que fugiu dos pogroms na Ucrânia. Todos esses estabelecimentos ficavam próximos ao cinema Castelo.





Lá também ficava a antiga Rua Cabo Rocha, onde se concentravam os prostíbulos, muito visitados por turistas, principalmente pelos marinheiros que chegavam de navio à cidade. Nessa mesma rua também ficava o Cabaré do Galo, frequentado por Lupicínio Rodrigues, que lá compôs e cantava muitas de suas famosas canções de dor-de-cotevelo. A rua teve seu nome mudado e, atualmente, é a Rua Professor Freitas e Castro.

Tradicional bairro de comércio variado de Porto Alegre, podem-se encontrar na Azenha o comércio de móveis, bares, farmácias, bancos, lancherias, casas de vestuário e de calçados, além de lojas de autopeças.

Cimafer Azenha Porto Alegre

A Cimafer está atuando no mercado de material de construção há mais de 50 anos, preocupando-se em oferecer aos seus clientes soluções para reformar e organizar a sua casa com mais facilidade e comodidade.

Cartório Azenha Porto Alegre

O 4º tabelionato de notas, cartório de Especial Entrância localizado no bairro do Azenha da cidade de Porto Alegre – RS realiza serviços cartorários com Notas.

No Cartório 4º tabelionato de notas o titular cartorário é Rubens Remo Farina, e o horário de atendimento do cartório é De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h30.. Você pode obter o atendimento presencial no endereço Av. da Azenha,1152 e também pode obter mais informações como preços e serviços oferecidos pelo telefone (51) 3230-9900 ou pelo email rubens.farina@tj.rs.gov.br. Lembrando que o Cartório tem sua abrangência na região do Município de Porto Alegre..

Bairro Azenha Porto Alegre Fotos

Bairro Azenha Porto Alegre Fotos

Bairro Azenha Porto Alegre Mapa





Deixe seu comentário