Colégio Anchieta Porto Alegre

Em 13 de janeiro de 2018, o Colégio Anchieta Porto Alegre completou 128 anos de fundação, de uma história vivida intensamente por milhares de famílias gaúchas.

O Colégio continua sendo vanguarda na educação, que é inspirada na pedagogia inaciana, sempre tão atual e conectada ao nosso tempo.

Colégio Anchieta Porto Alegre

Tudo isso é fruto da ousadia e coragem de alguns jesuítas que, apoiados por muitos leigos, acreditaram em um projeto maior sob a inspiração de Santo Inácio de Loyola, cujo espírito permanece vivo em cada dia de aula, entre professores, alunos, pais e funcionários que dão continuidade a essa história.

O “Colégio dos Padres”, como era conhecido inicialmente, nasceu em 13 de janeiro de 1890. O padre Francisco Trappe obteve de Roma a autorização para comprar a casa da família Fialho, situada à Rua da Igreja (atual Duque de Caxias). Com a licença conseguida e o negócio realizado, tornou-se necessário reformar o prédio e adaptá-lo ao funcionamento de uma escola. O Pe. Trappe, que seria o primeiro diretor da instituição, contou com a colaboração do Pe. Brikman e do irmão Guilherme Boehlers.

O Anchieta entrou em atividade pouco depois da Proclamação da República. No Rio Grande do Sul, em especial, os preceitos pedagógicos cristãos tiveram de confrontar-se com os valores do positivismo, doutrina do francês Auguste Comte, que encontrou aqui terreno favorável. No princípio, o Colégio dos Padres era destinado somente aos meninos, sendo dividido em duas seções: alemã e brasileira.

A trajetória do estabelecimento é rica em fatos históricos. No primeiro ano de funcionamento, o número de alunos saltou de 42, quando da inauguração, para 80 ao final do período letivo. Os meninos tinham entre 9 e 12 anos e só eram admitidos se soubessem ler. A preocupação máxima não era com a alfabetização, mas com a orientação moral e religiosa.

O Colégio dos Padres mudou de nome em 1897, passando a se chamar São José, e depois, Ginásio Anchieta. Em ritmo cadenciado, o colégio avançava. A denominação que entraria na história do Rio Grande do Sul, Colégio Anchieta, foi adotada em 1901, por sugestão do então diretor, Pe. Conrado Menz, em uma homenagem a José de Anchieta, “Apóstolo do Brasil”, indivíduo de saúde frágil que se aventurou pelo Brasil disposto a converter os pagãos.
O crescimento do Colégio Anchieta impôs uma mudança radical. O espaço na rua Duque de Caxias não mais comportava as atividades escolares, afinal não se tratava mais de abrigar algumas dezenas de alunos.
Corria o ano de 1954 e Porto Alegre experimentava uma fase de crescimento acelerado, com aumento no número de construções e de população, o que se evidenciava por meio do movimento verificado no centro da cidade, onde ficava o Colégio.
Em 1954, o terreno da Avenida Nilo Peçanha foi escolhido e aí entra em cena um personagem que ficaria definitivamente na história da comunidade: Pe. Henrique Pauquet. Depois de 13 anos de obras, em 11 de novembro de 1967, após a bênção da Igreja da Ressurreição, deu-se a inauguração oficial das novas dependências do Colégio Anchieta, onde funciona até hoje.

A partir da construção do Colégio, essa região da cidade passa a se desenvolver rapidamente, ganhando novas construções e uma urbanização fulminante, sendo, hoje, um dos principais bairros comerciais e residenciais da cidade.

Atualmente, o Colégio Anchieta constitui-se em um referencial de ensino privado de Porto Alegre, contando com cerca de três mil alunos. Atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, com um quadro funcional de cerca de 400 colaboradores, entre professores, funcionários e jesuítas.





Colégio Anchieta Porto Alegre Mensalidade

As mensalidades no Colégio Anchieta Porto Alegre variam de acordo com a série e possíveis descontos obtidos através de bolsas e promoções. Para saber exatamente qual o valor da mensalidade acesse o site ou entre em contato diretamente com a secretaria da escola.

Colégio Anchieta Porto Alegre Trabalhe Conosco

Prezado (a) candidato (a), o procedimento a ser adotado é o seguinte:

Para professores
O Colégio Anchieta aceita inscrições para Professores e Orientadores durante todo o ano. Para professores, o envio do currículo pode ser feito pelo e-mail anchieta_rh@colegioanchieta.g12.br ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os currículos deverão ser entregues nos portões que dão acesso ao Colégio.
Posteriormente, os candidatos poderão ser chamados para preenchimento de uma Ficha de Inscrição (leva em torno de 40 minutos), mediante agendamento. O processo de seleção acontece no momento em que surgir vaga. Esta ficha permanece por dois anos no Banco de Dados.

Para o setor administrativo
Enviar currículo com foto para o e-mail anchieta_rh@colegioanchieta.g12.br. O processo de seleção acontece no momento em que surgir a vaga. O currículo permanecerá por dois anos no Banco de Dados.

Estágios
Os estagiários do Colégio Anchieta são contratados por meio de convênio com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Interessados podem consultar como fazer seu cadastro junto ao CIEE no site.

Programa Permanente de Contratação de Pessoas com Deficiência
A contratação de pessoas com deficiência atende ao compromisso assumido pela instituição em ser agente de integração e socialização. Assim, o Colégio Anchieta recebe permanentemente currículos de pessoas com deficiência.
Envie seu currículo para anchieta_rh@colegioanchieta.g12.br, com o assunto Inclusão PCD (Pessoas com Deficiência).

Bolsas Estudo Colégio Anchieta Porto Alegre

Para informações sobre bolsas de estudos entre em contato pelo telefone (51) 3382-6058 ou pelo e-mail anchieta_atendimento@colegioanchieta.g12.br .

Colégio Anchieta Porto Alegre Igreja

Igreja da Ressurreição
Pároco: Pe. Vicente Palotti, SJ

Observações:
Nos meses de janeiro e fevereiro, missas somente nos domingos às 20:00

Missas:
Domingo: 11:00, 18:30 / Sábado: 18:30

Horário de Funcionamento Colégio Anchieta Porto Alegre

  • Segunda a sexta das 07 ás 18h

Endereço e Telefone Colégio Anchieta Porto Alegre

  • Av. Dr. Nilo Peçanha, 1521 – Três Figueiras, Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 3382-6000

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário