Hospital terá 15 leitos interditados em Porto Alegre por superbactéria, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (8) na cidade de Porto Alegre a interdição de 15 leitos do Hospital Conceição, de Porto Alegre, para combater o surto de bactéria NDM-1, resistente a antibióticos. O organismo já foi encontrado em cinco pacientes da instituição entre setembro do ano passado e abril deste ano.

Para compensar a medida, serão abertos cinco leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Porto Alegre e outros 10 na cidade de Canoas, na Região Metropolitana. Padilha anunciou também a contratação de funcionários que receberão treinamento para a limpeza das UTIs do Sistema Único de Saúde na cidade Porto Alegre (SUS). Eles substituirão as equipes atuais, que são terceirizadas. Campanhas de higienização e redução de uso de antibióticos serão terceirizadas.





Segundo Padilha, bactérias com o gene NDM-1 já foram encontradas em vários países. “Estas bactérias produzem uma enzima contra antibióticos. Esta família de bactérias identificada aqui como NDM-1 foi descoberta em Nova Délhi, na Índia, e circula em vários países do mundo, como Estados Unidos e Canadá. Desde 2010 aparece na América do Sul, em países como o Paraguai e a Argentina”, disse Padilha em entrevista coletiva.

Fonte: G1





Deixe seu comentário