Número de casos de dengue em Porto Alegre sobe para 123, diz Saúde

O número de casos de dengue subiu de 110 para 123 em uma semana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Porto Alegre. Destes, 80 são autóctones (doença contraída na própria cidade) e os outros 43 foram adquiridos fora da capital. Os novos casos da doença foram divulgados nesta terça-feira (9).

Conforme o levantamento, a maioria dos casos foi registrada no bairro Partenon, onde existem 44 pacientes que contraíram a doença em Porto Alegre. Outros sete casos autóctones foram confirmados no bairro Santana, seis no bairro Bom Jesus e cinco no bairro Santo Antônio. Jardim Botânico, São José, Navegantes, Santa Maria Goretti, Chácara das Pedras, Cristal, Humaitá e Coronel Aparício Borges são os outros bairros onde moradores contraíram dengue.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, já foram investigados 767 casos suspeitos em Porto Alegre, sendo que 693 pacientes são residentes da capital gaúcha. Destes, 367 foram descartados, 123 confirmados e 201 ainda aguardam resultado de exames.





A doença
A dengue é uma doença febril aguda de causa viral que pode ter evolução benigna ou grave quando se manifesta na forma hemorrágica. É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Menor que um pernilongo comum, de cor preta e com pequenas manchas brancas no corpo e nas patas, o inseto costuma picar no início da manhã e no final da tarde.

Como não existe vacina contra a doença, a melhor forma de se proteger é a prevenção, evitando, por exemplo, o acúmulo de água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito transmissor e utilizando repelente no corpo.

Devem procurar atendimento médico as pessoas que apresentarem febre com duração de até sete dias acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, e manchas na pele.

Fonte: G1





Deixe seu comentário