Porto Alegre recebe feridos de incêndio em boate em Santa Maria

Por volta das 5h desta segunda-feira (28), mais sete feridos do incêndio da boate Kiss na cidade de Santa Maria chegaram ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe os pacientes que serão encaminhados para hospitais da capital.

Pelo menos 28 pessoas já estavam em tratamento em hospitais de Porto Alegre, sendo 21 nomes confirmados pelo governo do estado e mais sete pessoas que chegaram em um voo da FAB perto da 1h.

O secretário de Saúde, Ciro Simoni, disse que foram disponibilizados na Capital 50 leitos de UTI, e encaminhados pela secretaria 21 respiradores de ambulâncias do Samu, oriundos de municípios do entorno de Santa Maria. Em Porto Alegre há leitos com respirador: Hospital de Clínicas (13), Hospital Conceição (10), Cristo Redentor (4), Mãe de Deus (10), Moinhos de Vento (4), Independência (10), Parque Belém (13) e Santa Casa (9). Leitos sem respirador, nos hospitais Cristo Redentor (10) e Parque Belém (20); e leitos de emergência foram disponibilizados nos hospitais Mãe de Deus (6) e Santa Casa (6). A Unimed reservou oito ambulâncias para o transporte das vítimas.

Uma equipe do Grupo Hospitalar Conceição com médicos intensivistas, entre cirurgiões plásticos e técnicos de enfermagem, foi enviada a Santa Maria em um avião da Aeronáutica para auxiliar no transporte dos pacientes a serem deslocados para a Capital. No mesmo avião, embarcou equipe de apoio psicológico, a pedido da Coordenadoria de Saúde Mental de Santa Maria para auxílio aos familiares das vítimas.





No total, 231 pessoas morreram no incêndio. Até a noite de domingo, 106 feridos estavam em atendimento em hospitais do Rio Grande do Sul.

Incêndio
O fogo na Boate Kiss, em Santa Maria, teria começado por volta das 2h30 de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa “Agromerados” reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.

Pelo menos 101 das vítimas identificadas eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, segundo informou a instituição em sua página na internet.

“Fatalidade”
Por meio dos seus advogados, a boate Kiss se pronunciou sobre a tragédia. A direção do estabelecimento classifica o ocorrido como uma “fatalidade”. De acordo com o texto, a empresa está em “situação regular” e se colaca à disposição das autoridades. A nota foi emitida pelo grupo de advogados associados Kümmel & Kümmel, que representa os proprietários da boate.

Fonte: G1





Deixe seu comentário