O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS Porto Alegre é uma das mais importantes instituições culturais do Estado.

Seu acervo conta com mais de 3.660 obras de arte, que vão da primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital, design, entre outros.

MARGS Porto Alegre

A coleção do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras estrangeiras, da qual conta com nomes significativos da arte mundial.

O prédio foi construído em 1913 para abrigar a Delegacia Fiscal. O imponente prédio da Praça da Alfândega, de quase 5.000m2, foi encomendado à firma do engenheiro Rodolfo Arhons, para o arquiteto alemão Theo Wiederspahn. Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1981. Três anos mais tarde, a Subsecretaria de Cultura do Estado o reconheceu como de interesse público por seu valor histórico-arquitetônico. Passou, então, a integrar o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Em 1985 foi contemplado com o tombamento definitivo em nível estadual.

Entre o final de 1996 e início de 1998, o prédio passou por um profundo trabalho de restauro, motivado pelo seu grave estado de deterioração. Entre 2006 e 2007, a estrutura externa do prédio e terraço foram novamente restaurados, recebendo pintura e demais reparos de manutenção.

Hoje, sob a direção de Francisco Eduardo Coser Dalcol, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul investe em uma extensa política de acervo, por meio de visibilidade, conservação e produção de conhecimento original sobre as obras de sua coleção. Com 64 anos de história, MARGS é o mais importante museu do Estado e um dos mais relevantes do Brasil.

Além de integrar a estrutura da Secretaria da Cultura, o MARGS se mantém graças aos esforços da sua associação. A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – AAMARGS – instituição sem fins lucrativos, foi fundada em 1982, com o objetivo de dar sustentabilidade aos trabalhos do museu.

MARGS Porto Alegre Exposições

Para informações sobre exposições no MARGS acesse o site.

Programação MARGS Porto Alegre

Para informações sobre a programação completa acesse o site.

Café MARGS Porto Alegre

O Café do MARGS abriu suas portas para ser um ponto de encontro dos admiradores do bom café, das delícias da gastronomia e principalmente dos apreciadores das artes, proporcionando um espaço para exposições, saraus musicais e literários e outras formas de manifestações artísticas.





Localizado no charmoso Centro Histórico de Porto Alegre, em frente à Praça da Alfândega e no interior do MARGS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli, o Café do MARGS também é um local para realização de eventos privados e corporativos.

Horário de funcionamento é de terça a domingo, sempre das 10h às 19h.
Contato e reservas através do nosso e-mail: cafedomargs@gmail.com ou (51) 98411-9853.

MARGS Porto Alegre Bistrô

O Bistrô do MARGS, localizado junto ao Museu de Artes do Rio Grande do Sul, é um charmoso restaurante que integra gastronomia e cultura no centro da capital gaúcha.

Conta com dois ambientes: restaurante na área interna e um anexo externo com vista para a Praça da Alfândega. O jeito de ser do Bistrô remete ao comfort food, oferecendo deliciosas opções à La Carte para almoços e jantares. Para quem quiser desfrutar uma happy hour neste belo cenário, o Bistrô também apresenta um cardápio diferenciado com uma vasta carta de bebidas.

Localizado na Praça da Alfândega, s/ n°, junto ao Museu de Artes do Rio Grande do Sul
Telefone para contato: (51) 3018-1380
Estacionamento: área azul na Rua Capitão Montanha
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta das 11h às 22h. Sábado e Domingo das 11h às 19h

Livraria e loja MARGS Porto Alegre

Livraria e Loja do Margs é um espaço para apreciadores de arte, de boa literatura e de cultura pop. Entre os diversos produtos que a loja dispõe, há artigos de papelaria, materiais para desenho e pintura, livros infantis e histórias em quadrinhos, além de catálogos e livros que tratam das diversas maneiras da expressão artística.

O horário de funcionamento da loja é de terça a domingo, das 10h às 19h.

Horário de Funcionamento MARGS Porto Alegre

  • Domingo a sábado das 10h às 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone MARGS Porto Alegre

  • Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 3227-2311

Outras informações e site

Mapa de localização