O projeto dos mosaicos do frontispício da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, elaborado sob a coordenação de Dom Antônio Cheuiche foi executado pela Academia de Mosaicos do Vaticano.

O material empregado, tesselas de cristal de Murano, possui cerca de dez mil nuances de colorido, destacando-se o azul de cobalto, o azul turquesa e o marinho, habilmente mesclados com o dourado.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Catedral Metropolitana de Porto Alegre História

As obras iniciaram-se com os grandes trabalhos de aparelhamento do terreno, com a demolição da capela-mór da igreja, da Caplea do Santíssimo, das sacristias, e de diversos prédios à R. Espírito Santo, um adquirido e outros pertencentes à Irmandade de São Miguel e Almas, à Irmandade de Santa Cecília, por estar cedidos para a construção da nova catedral.No dia 07 de agosto de 1921 lançou-se a pedra fundamental do templo. Para o grande empreendimento a Comissão executiva das obras julgou conveniente a aquisição de uma pedreira. Foi então escolhido o morro de Teresópolis, um terreno que a entidade Pão dos Pobres possuia e que recebera dos remanescentes do patrimônio do projetado Orfanotrofio do Padre João Pereira Lima. Ali foi aberta uma escavação, de onde saiu toda a pedra necessária para a cripta e a metade dos muros da edificação.





Arquitetura da Catedral Metropolitana de Porto Alegre

O projeto é de autoria do arquiteto João Batista Giovenale, então professor da Academia de Belas Artes – São Lucas – de Roma, e membro da Comissão de Arte Sacra da Basílica de São Pedro. O arquiteto era notável por trabalhos executados em Roma, tais como a cripta da Igreja de Santa Cecília e o novo Museu Petriano, destinado a conservar as antiguidades e objetos de arte da antiga basílica Constantiniana, além de outras obras de restauração de templos romanos.

Casamento na Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Já pensou em fazer a festa de seu casamento no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre? Com a arquitetura e um estilo requintado, o Salão Nobre recebe confortavelmente 400 pessoas, e pode ser totalmente decorado, iluminado, dando ao seu casamento toda beleza que você sonha. Um local acessível, em excelente localização para seus familiares e amigos desfrutarem deste momento.

O Salão Nobre mede 47 m de largura por 30 m de comprimento. As paredes externas são em grossos cantos de granito, em pedra tosca, cada uma com 1,30 m de altura, sendo que as traves das portas principais medem cerca de 4 m de comprimento.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre Horário das Missas

  • Segunda a sexta às 7h30 – 12h10 – 18h30
  • Sábado: às 17h – 18h30
  • Domingo: às 8h30 – 10h – 18h30

Endereço e Telefone Catedral Metropolitana de Porto Alegre

  • R. Duque de Caxias, 1047 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 3228-6001

Outras informações e site

Mapa de localização