Usina do Gasômetro Porto Alegre, ou simplesmente Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia localizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão mineral — o tal “Gasômetro” fazia referência aos tanques de gás de petróleo que era distribuído por canalização às residências da cidade e que ficavam ao lado de onde hoje está a Usina.

Gasômetro Porto Alegre

Com isso, a ponta da cidade passou a se chamar “ponta do gasômetro” e a rua que contornava esta ponta de “Volta do Gasômetro”. Com a instalação posterior da usina termoelétrica, esta passou a se chamar “usina da ponta do gasômetro”, ou simplesmente “usina do gasômetro”.

Gasômetro Porto Alegre História

O prédio da usina termelétrica do Gasômetro foi inaugurado em 1928 para abrigar a Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa com sede nos Estados Unidos, que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954.

O complexo arquitetônico recebeu esse nome devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que ocupava as margens da rua Washington Luíz. Essa usina fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões. A chaminé de 117 metros foi construída em 1937 durante a administração de Alberto Bins para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem. A usina foi desativada em 1970, entrando a partir daí, em processo de deterioração. Pensou-se em demolir mas houve reação da sociedade. Anos depois é reformada, tombada e transformada em centro cultural.

É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Hoje a Usina do Gasômetro é um grande centro cultural da cidade, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc. Em julho de 2007, recebeu nova reforma.

Em 17 de agosto de 1988, a chaminé do prédio foi palco de uma inédita manifestação ecológica, que visava chamar a atenção da cidade para a votação do Projeto Praia do Guaíba que ocorreria naquele dia na Câmara de Vereadores. Quatro ecologistas da AGAPAN (Gert Schinke, Guilherme Dorneles, Gerson Buss e Sidnei Sommer) escalaram a chaminé e em seu topo colocaram uma faixa de protesto ao pretendido projeto.

Nas noites de 1 e 2 de abril de 2011 – em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo – a torre da Usina foi iluminada na cor azul, que simboliza o autismo, num espetáculo de rara beleza.

Funcionam no prédio quatro galerias de arte e uma sala de cinema: Galeria Iberê Camargo, Galeria Lunara, Galeria dos Arcos, Espaço do 4º andar e Sala de Cinema P. F. Gastal. Atualmente está em fase de finalização o Teatro Elis Regina, ocupando espaço no 2º andar do prédio. O prédio da Usina do Gasômetro abriga inúmeras atividades desenvolvidas por grupos de teatro e dança locais, em projeto intitulado Usina das Artes e conta, ainda, com Centro de Informações Turísticas.





No período de 11 de setembro a 10 de novembro abriga parte das obras da 9ª Bienal do Mercosul / Porto Alegre;

Gasômetro Porto Alegre Programação

As Atividades artísticas e visitações estão suspensas até que sejam finalizadas as etapas para sua reforma.

Gasometro Porto Alegre Reforma

Fechada para reformas desde novembro de 2017, prédio histórico teve projeto adaptado para recursos que já estão à disposição.

Após a reforma, a portaria será onde eram os fundos, permitindo que quem venha da nova orla encerre o passeio adentrando o espaço ou, se assim desejar, o atravesse em direção ao Cais Mauá, já que haverá uma saída logo à frente da entrada, tornando a Usina uma espécie de “praça coberta” entre os dois. Assim, o projeto traz a mesma solução para dois objetivos: integrar a região, aproveitando o fluxo de pedestres, e cumprir os requisitos da Lei Kiss, que exigia saídas de emergência mais próximas e escadas mais largas no local.

O espaço contará com assentos e pergolados para propiciar sombra a quem quiser relaxar apreciando a vista para o Guaíba. Há previsão para um restaurante no novo projeto, mas ele não seria no terraço, e sim no quarto andar da Usina. Além disso, será mantida a sala de cinema P.F. Gastal e, no segundo pavimento, inaugurado o Teatro Elis Regina, no formato de arena. Ou seja, com assentos em volta do palco que podem abrigar até 300 pessoas, conforme o porte do espetáculo em cena. Todos os espaços serão 100% acessíveis a pessoas com deficiências físicas, um dos problemas legais da Usina antes da reforma. Os demais reparos são estruturais no prédio de 15 mil metros quadrados, sobretudo na parte traseira e externa do prédio, castigada pelo Guaíba desde os tempos em que a Usina era uma termelétrica, em 1928.

Gasômetro Porto Alegre Fotos

Gasômetro Porto Alegre Fotos

Horário de Funcionamento Gasômetro Porto Alegre

  • Diariamente das 10h às 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone Gasômetro Porto Alegre

  • Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 3289-8100

Outras informações e site

Mapa de localização