A transformação de um espaço histórico para os gaúchos, com típica arquitetura bancária do início do século 20, em um centro cultural moderno e multifuncional é ponto de partida para a atuação do Santander CulturalPorto Alegre.

A imponência do prédio já dava indícios da intensa movimentação artística que acompanharia o centro cultural.

Santander Cultural Porto Alegre

Depois de passar por uma cuidadosa restauração, o Santander Cultural abriu suas portas em agosto de 2001. Com a tarefa clara de incentivar as artes visuais, o cinema, a música e o conhecimento por meio de atividades diversificadas e frequentes, em 15 anos, mais de 5 milhões de pessoas passaram pelo centro cultural.

O prédio histórico, localizado no coração da capital gaúcha, tem uma intensa agenda. São sessões diárias de cinema, shows, exposições de artes visuais durante todo o ano e ciclos de oficinas permanentes. Acreditando no princípio da economia criativa, na qual a criatividade e o conhecimento são o motor financeiro, o Santander Cultural apoia e promove artistas e ações locais e busca trazer sempre para essas iniciativas e projetos um olhar global e contemporâneo.

Prédio

Construído entre 1927 e 1932, com a participação do engenheiro civil Hipólito Fabre, do escultor espanhol Fernando Corona e dos arquitetos Stephan Sobczack, polonês, e Theo Wiederspahn, alemão, o prédio do Santander Cultural de estilo eclético combina elementos dos estilos neoclássico, art nouveau e barroco-rococó.

Com 5.600 m², é um exemplo típico da arquitetura bancária do início do século 20: uma imensa caixa forte, de cantos arredondados, que representa solidez e segurança. O interior do edifício reforça sua imponência, com um pé direito de mais de 12 metros e três gigantescas clarabóias que fornecem iluminação natural.

A construção entregue no início dos anos 1930 serviu como sede de várias instituições bancárias. Em 1987, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e artístico do Estado e se tornou um marco do centro da capital do Rio Grande do Sul.
A partir de 2000 o edifício foi inteiramente restaurado para receber o Santander Cultural.
O arquiteto Roberto Loeb, em parceria com a Solé & Associados, executou o projeto de restauração e adaptação que transformou o antigo banco em um centro cultural. Os espaços originais foram mantidos, com a incorporação de itens de segurança, acessibilidade, conforto térmico e controle de umidade.





O átrio foi o novo espaço que surgiu com a revitalização. Construído no antigo fosso de luz, a área de arquitetura arrojada tem piso de vidro sobre os vitrais especialmente iluminados e é destinado à realização de premiações, seminários e shows semanais, entre outras atividades.

No subsolo do prédio está a exposição Documentos, um prédio e outras histórias. Com fotografias, objetos e documentos, a mostra conta a trajetória do banco que se transformou em centro cultural.

Santander Cultural Porto Alegre Programação

Polo de incentivo a artes visuais, cinema, música e conhecimento, nossa unidade cultural em Porto Alegre recebe atividades variadas. Acesse o site para ver a programação completa.

Santander Cultural Porto Alegre Exposição

Venha conferir a Exposição Documentos, um prédio e outras histórias.
Terça a sábado, das 10h às 19h e Domingos, das 13h às 19h.
Subsolo

Santander Cultural Porto Alegre Cinema

O Santander Cultural Porto Alegre conta também com o Cine Santander Cultural, que funciona de terça a domingo, às 15h, 17h e 19h no subsolo.
Informações: Email: ecine@santander.com.br

Santander Cultural Porto Alegre Restaurante

Venha saborear a as deliciosas comidas do Restaurante Moeda que funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 15h (almoço).

Horário de Funcionamento Santander Cultural Porto Alegre

  • Segunda a sábado das 10h ás 19h /Domingo das 13h ás 19h

Endereço e Telefone Santander Cultural Porto Alegre

  • Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 3287-5500

Outras informações e site

Mapa de localização