Em 1892 foi criada a Guarda Municipal Porto Alegre, hoje um patrimônio da cidade de Porto Alegre.

Sua atribuição sempre foi a de proteger o patrimônio público, especificamente os próprios municipais, ou seja, escolas, postos de saúde e repartições.

Guarda Municipal Porto Alegre

Com alteração da lei 9.056/2002 de Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana para a nova nº 11.399/2012 que instituiu a Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Municipal ganhou novo perfil de treinamento e capacitação constantes, reequipamento e modernização que dão a estrutura necessária para a execução de um atendimento qualificado, que consolida a participação da Guarda Municipal no cenário da segurança, como referência para a população.

Hoje a Guarda Municipal está dividida em 10 áreas de atuação, compostas por efetivos fixos, móveis e quadro de chefia. Cada área, conforme sua necessidade, conta com uma ou mais guarnições – automóvel patrulha, que exercem o serviço de fiscalização e patrulhamento de prédios públicos municipais e apoio ao efetivo, ficando cada turno de serviço sob responsabilidade de um chefe da área. A divisão geográfica e descentralizada facilita o atendimento e o gerenciamento do trabalho.

A Guarda Municipal também garante apoio à Procuradoria Geral do Município (PGM), ao Departamento Municipal da Habitação (DEMHAB), à Empresa de Pública de Transportes e Circulação (EPTC), à Defesa Civil e à Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC, na fiscalização da cidade e nas questões de reintegrações de posse e em casos de incêndio e desabamento, em parceria com a Brigada Militar.

É a Guarda Municipal que atua na segurança de autoridades e em eventos oficiais da Prefeitura, como Fóruns Mundiais, Carnaval, Semana Farroupilha e tantos outros.

Guarda Municipal Porto Alegre Concurso

Para ser guarda municipal em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é preciso ter nível médio completo e carteira de habilitação na categoria B.





Para informações de concursos abertos acesse o site

Guarda Municipal Porto Alegre Salário

Acesse o link e clique em “FOLHA DE PAGAMENTO” após escolher item: “REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES”.

Você deverá selecionar o nome do órgão, o órgão de exercício do servidor, a competência da remuneração e informar o nome do servidor. Após, clicar em “Pesquisar”.

Caso queira visualizar a lista de todos os servidores de um determinado órgão, basta selecionar o órgão de interesse, deixar em branco o campo do nome do servidor e clicar em “Pesquisar”.

Para saber mais informações a respeito da remuneração dos cargos na Prefeitura, clique em “FOLHA DE PAGAMENTO” após escolher item “COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO”.

COMENTÁRIO ADICIONAL: Informações atualizadas mensalmente até o dia 5 (cinco) do mês subsequente à competência do pagamento. Excepcionalmente, no mês de julho de 2012 será disponibilizado as informações até o dia 3 (três), conforme Ordem de Serviço nº 15 / 2012.

Guarda Municipal Porto Alegre Twitter

A página do Twitter pode ser acessada pelo link.

Guarda Municipal Porto Alegre Usa Arma

De um total de 613 agentes, 219 possuem porte de arma.

Horário de Funcionamento Guarda Municipal Porto Alegre

  • Atendimento 24 horas

Onde Fica, Endereço e Telefone Guarda Municipal Porto Alegre

  • Av. Padre Cacique, 708 – Praia de Belas – Porto Alegre – RS
  • Telefone: (51) 3289-7054

Outras informações e site

Mapa de localização